sábado, 7 de maio de 2011

HERÓIS DE VERDADE

 
Por Fabieni Navarro


 Ser herói é morar em Jaçanã, correr o risco de perder o trem que passa às 11 horas e só poder ir para casa de manhã.

Entre os 90 milhões de brasilieros 99% são anomimos “Josés” e “Marias”. São aqueles que batalham de sol a sol, ou melhor, de lua a lua, pois acordam às 4 horas da manhã e chegam em casa às 8 horas da noite.


Os verdadeiros heróis aguentam o peso das compras do mês, que a cada dia custam mais caro e o salário continua o mesmo. Todo domingo sobe no telhado para ajeitar a antena da TV e ver o flamengo brilhar. Geralmente fica acordado a noite inteira para ninar o caçulinha da família.
Quem falou que é preciso ter máscara, fantasia e capa para enfrentar os desafios da vida? Quem disse que somente o presidente da empresa é bem sucedido?

Existe uma cultura em nosso país arraigada até entre as estrelas da bandeira nacional que exalta os ricos e humilha os pobres. Porque uma empregada doméstica deve se envergonhar de dizer sua profissão? Ou então, porque o pedreiro deve ter vergonha de dizer que suas mãos são grossas por levantar paredes todos os dias?

Não!!! Isso tem de acabar. Herói sou eu e você que trabalhamos duro todos os dias, que pegamos no pesado para comprar o leite das crianças, que ralamos para pagar o aluguel ou o financiamento de 360 vezes na Caixa Econômica. Parabéns aos que são bem sucedidos e tem milhões em sua conta bancária, mas dou uma medalha de ouro para cada brasileiro que, assim como eu, vive um dia de cada vez, não tem uniforme com um “S” no peito, mas leva nos ombros o peso da batalha diária na condução super lotada, de comer aquela marmita de arroz, feijão e ovo frito e das noites mal dormidas com medo de enchentes.

Todas as “Marias” e todos os “Josés” merecem o primeiro lugar do pódium, pois sustentam esta nação com suas próprias mãos e se quer são reconhecidos por isso, são anônimos, são Heróis de Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário