quarta-feira, 27 de abril de 2011

ENCONTRO JOVEM DE LÍDERES PRESBITERIANOS

Atenção jovem presbiteriano.

Vamos nos encontrar e agitar pelo menos duas boas atividades ainda este semestre.

Sábado, dia 07 de maio, às 15h, na Igreja Presbiteriana do Guará I, na AE 06, ao lado do Hospital Regional.

Chame alguns jovens de sua igreja e compareça.

Informações podem ser solicitadas ao Rev. Samuel Ferreira:

samuelferreiramix@yahoo.com.br

facebook.com/samuelferreiramix

61 8204-4338 (tim)

NOVIDADES AINDA NESTE SEMESTRE

Em breve vamos disponibilizar informações detalhadas das seguintes atividades culturais:

1. 07 de maio, sábado - Encontro de Líderes da Mocidade Presbiteriana
2. 17 de maio, terça-feira - Só música. Só inglês.
3. 22 de maio, domingo - Evangelismo de Impacto na Igreja Presbiteriana do Lago Norte
4. 28 de maio, sábado - Dia da Mocidade Presbiteriana
5. 14 de junho, terça-feira - Só música. Só inglês.
6. 18 e 19 de junho, sábado e domingo - Mix Microacamp.
7. 02 e 03 de julho, sábado e domingo - Congresso da Mocidade Presbiteriana

terça-feira, 26 de abril de 2011

MÚSICA: A ESSÊNCIA DA ALMA

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. A musica pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espectáculo.
Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, pelo sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

Postado por Fabieni Navarro

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fim de semana agitado para o Mix Coral Black Music

Pois é, esse fim de semana, na verdade fim de uma e início de outra foi bem agitado.

No domingo, às 3 e meia da tarde, recebemos a visita carinhosa da Mariana e do Plínio. Ela, da dança e estudante de Artes Cênicas na UnB e ele formado em Artes Cênicas também pela UnB.

A partir de agora teremos esses dois maravilhosos parceiros para nos ajudar a desenvolver técnicas de evangelização usando a arte que dominam.

Às 5 da tarde realizamos nosso décimo encontro no Auditório do Mackenzie - nosso Point. Foi maravilhoso, como sempre.

E na segunda-feira, pela manhã, fizemos duas sessões musicais com rápida preleção bíblica sobre a Páscoa - a passagem do amigo. A primeira para os alunos do Ensino Médio e a segunda, ainda pela manhã para os alunos do Fundamental II. Foi bênção pura. Muito legal.

Agradecemos a direção e capelania do Mackenzie pela oportunidade de compartilhar nossa música, nossos sonhos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aniversário da Igreja Cristã Evangélica do Guará

Sábado passado, dia 10, o Mix Coral Black Music esteve presente nas comemorações do 6o aniversário da Igreja Cristã Evangélica do Guará. Foi uma celebração linda.

O coral cantou várias músicas em inglês com a participação de todos, cantando com alegria. A participação do coral foi um gesto de agradecimento à igreja que cede quatro músicos ao coral.

A mensagem do evangelho foi proferida pelo Rev. Valdemberg, em Ageu, de forma simples, mas de muito conteúdo teológico, enriquecendo a fé de todos os irmãos presentes. Deus tem muitas coisas para nós. Suas promessas nunca falham. A segunda glória será melhor que a primeira.

No domingo, o coral seguiu sua jornada, cantando em terreno próprio no Espaço Mix de Arte e Cultura, no Colégio Mackenzie-Brasília.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Michel W. Smith - um pouco de sua história

O Mix Coral Black Music canta algumas das belíssimas canções de Michael W. Smith.

QUEM É MICHAEL WHITAKER SMITH?

Cantor, compositor, guitarrista e tecladista de Música Cristã Contemporânea.
 
Nasceu no dia 7 de Outubro de 1957, em Kenova, no estado de West Virginia, EUA).

É filho de pais evangélicos, da Igreja Batista: Paul e Barbara Smith. Seu pai, trabalhava em uma refinaria de petróleo e sua mãe era fornecedora e secretária da Igreja.

Aos 5 anos, ele compôs sua 1ª canção e já tocava piano.
 
Aos 10 anos se converteu ao cristianismo e, após sua conversão, seu sonho passou a ser outro: se tornar um pianista profissional. Michael tornou-se ativo na congregação que seus pais freqüentavam, onde tocava piano no período de louvor aos domingos à noite.
 
Começou a ouvir os artistas de Jesus Movement (Movimento de Jesus) no início dos anos 70, e gostava do que ouvia.

Seus amigos e sua família sempre foram muito importantes, para que Michael se mantivesse centrado e sem perder suas referências. A partir do momento em que se separou de seus amigos de colegial, Michael começou a se associar com pessoas que lhe ofereciam todas as coisas que ele tentava evitar até então.
 
 
MUDANÇA PARA NASHVILLE
Quando se mudou para Nashville em 1978, ingressou na Marshall University, em West Virginia, mas cursou apenas um semestre, trocando os planos acadêmicos pelo desejo de ouvir suas músicas serem gravadas por grandes nomes da Música Cristã Contemporânea. Começou a tocar em algumas bandas locais... Mas por muito tempo, ele perseguiu seu sonho sem chegar a lugar algum. “Por não estar mais sob a proteção de minha família e dos amigos de minha cidadezinha, comecei a responder à nova liberdade com hábitos que cada vez mais me escravizavam (...) Dormia tarde e não conseguia acordar antes do período da tarde. Estava experimentando drogas e tentando impressionar as pessoas, mostrando como eu era esperto. Ao invés de compreender minhas habilidades musicais como um precioso Dom de Deus...”

Quase morreu numa festa na casa de outro músico, após consumir uma droga extremamente forte. Seu desespero foi tanto naquela ocasião que ele orava e dizia: “Senhor, não me deixe morrer”. Mas isso não foi o suficiente para traze-lo de volta.
 
Em 1979 (aos 22 anos), quando sozinho em sua casa, entrou em pânico. Estava no fundo do poço. Seus pensamentos corriam alucinadamente e ele foi tomado por uma Taquicardia. Seu corpo entrou em choque durante horas. Foi então, no meio daquela pane física, que Michael W. Smith sentiu Deus se aproximar. “Ele não me condenou, nem me reprimiu. E eu sabia que minha vida estava totalmente fora de controle. Mas Deus veio tirar de mim as cargas que estavam me destruindo e me libertar para que eu começasse novamente”.
 
Essa foi a grande virada de sua vida. A Bíblia voltou a ter grande importância na vida de Smith (praticamente todas as suas músicas, nasceram de momentos em que ele estava lendo e refletindo sobre as promessas de Deus, contidas na Bíblia). Passando a tormenta, ele iniciou seu caminho de volta.
 
Em Nashville (no Tennessee), começou a tocar teclado na banda Higher Ground. Isso lhe abriu uma boa porta, já que ele assinou o seu 1° contrato como compositor com a empresa Paragon/ Benson Publishing Company.

”Eu pensava que tinha morrido e ido para o céu. Estava ganhando 200 dólares por semana para fazer algo que amava. Achava que minha vida tinha alcançado seu ápice e Deus não tinha mais nada para fazer por mim” relata Michael. Compôr músicas significou muito para ele. Afinal, agora ele ganhava dinheiro fazendo algo que amava e ele não precisaria voltar a servir às mesas, ser empacotador ou trabalhar para a Coca-Cola.

A MULHER DE SUA VIDA
Conheceu Deborah Kay Davis. De seu escritório ele a viu passar por um dos corredores do local em que estava. Imediatamente ele ligou para a mãe (em West Virginia) e disse ter encontrado a mulher com quem iria se casar. A mãe perguntou o nome dela, ao que ele respondeu: “Não sei, mãe. Ainda não fomos apresentados. Mas assim que eu souber, ligo de novo”. Convencido de que ela era a mulher da sua vida, saiu pelo prédio perguntando pela moça, até que parou na porta do toalete feminino e ficou esperando por ela. Quando Deborah saiu, Michael se apresentou: 3 semanas e meia depois, estavam noivos e em 4 meses casados (casaram-se no dia 5 de Setembro de 1981). Michael e Deborah tiveram 5 filhos: Ryan, Whitney, Tyler, Emily e Anna (e todos tocam piano).

CARREIRA Em 1982 passou a acompanhar, (como tecladista) a jovem cantora Gospel: Amy Grant, de quem até hoje é muito amigo. Os empresários de Amy Grant, Mike Blanton e Dan Harrell, reconheceram seu talento e investiram nele. Com letras compostas por sua esposa Deborah D. Smith e as melodias por ele próprio, em 1983 era lançado pela Reunion Records, o 1° CD de Michael W. Smith, intitulado “Project”, o primeiro trabalho solo de sua carreira, que “estourou” com o hit “Friends”.
 
Lançou ao todo 18 álbuns e 11 livros, em seus 22 anos de carreira. Alguns de seus hits foram “Friends”, “I Will Be Here For You” e “Place In This World”.
 
Ganhou vários Grammys, Dove Awards, Discos de Platina e Ouro; 29 de suas músicas chegaram ao 1° lugar das rádios americanas; ganhou o American Music Award; vendeu mais de 12.000.000 milhões de CD’s; cantou para 3 presidentes do USA, o Papa e o Reverendo Billy Graham. Assim Michael W. Smith se tornou um dos principais ícones da Música Cristã Contemporânea.

Além da música, da esposa e dos filhos, Michael tem uma outra grande paixão: liderar adolescentes. Foi para este público que ele escreveu muitos de seus livros e o seu período obscuro de sua jornada acabou tornando-se um forte link entre a sua música e a de milhares de jovens. Foi pensando neles que nasceu em 1994 o Rocketown, uma espécie de clube para esta faixa etária, criado com o objetivo de reunir adolescentes de uma forma segura, em um ambiente agradável. Três anos depois, 1997, o local foi fechado e reaberto em 2003, com uma estrutura bem melhor, na cidade de Nashville.

Em 1996 fundou a Rocketown Records com um executivo da Reunion, Don Donahue. Seu primeiro artista a ser contratado foi Chris Rice. Michael e Don dividiram o sonho de investir nos lançamentos de artistas cristãos.

Michael é ativo nas Cruzadas de Billy Graham (Billy Graham Crusades) e na Samaritan’s Purse (ministério liderado por Franklin Graham).

SMITH E BONO VOX Smith e Bono Vox, líder do U2 se tornaram grandes amigos. Os dois uniram forças em diversas ocasiões em apresentações para a ONG DATA. Dentre tantas funções e atividades que exerce, Michael é líder em uma igreja local, empresário de artistas, autor, compositor, cantor... Ele diz que quer “ser lembrado como um homem de Deus que amou sua esposa e seus filhos.” .Hoje em meio às inúmeras atividades em que está envolvido, sua convicção pelo cristianismo é ainda maior. A rotina dele está extremamente ligada a sua família. Smith está feliz por saber que, com o Dom que recebeu de Deus, tem conseguido tocar milhares de vidas, que quando o ouvem, se relacionam diretamente com Ele.

RECONHECIMENTO Com sua simplicidade, que ganha forma em expressões musicais sempre tão elaboradas, Smitty encontrou seu “lugar neste mundo”, um lugar especial, marcado no coração de seus fãs, de sua família e de seus amigos. Mas não apenas por ele ser um “Picture Perfect” (retrato perfeito) que chegou a figurar entre as 50 pessoas mais bonitas do mundo, segundo a revista People. Michael também não é apenas um músico excelente ou “um cara legal”. Olhando para suas posturas diante das mais diversas situações, é de impressionar sua consistência e firmeza em continuar perseguindo coisas novas a cada dia. Além de sua música, afinal é isso que também lhe abre as portas e conquista a simpatia de todos, crianças e adultos, jovens e idosos, homens e mulheres para com ele.

COMUNHÃO NO ESPAÇO MIX

No domingo passado COMUNHÃO foi a palavra de ordem no Espaço Mix.

Estava presente um bom público, amigos interessados em boa música, e em conhecer nosso encontro jovem dominical.

Além das belíssimas canções entoadas em inglês e português, o pastor Joel ministrou uma preleção sobre a importância da comunhão. Foi muito bom.